Minhas emoções de esquerda

– Dói?
– Muito! O que tá acontecendo?
– Há muitos nódulos de tensão nos seus pés. Esse esquerdo está cheio deles. Você tem muita coisa abalando seu lado emocional?

E então a santa massagista, essa moça que escolheu a profissão que lhe levará diretamente ao céu com pulseirinha vip para passar por São Pedro, e que naquele momento fazia uma sessão de reflexologia nos meus pés, explicou: segundo a medicina chinesa, o lado direito representa a razão e o esquerdo, a emoção.
Coerente com a dor que seguia da coluna pra cá. Conforme a massagem segue para o resto do corpo, mais evidente fica o diagnóstico:

– Por acaso você se alimenta de pensamentos?
– Como assim?
– Seu ventre está inchado e duro, você não comeu nada, mas está inchada de tanto pensar.

Não sei onde ela aprendeu isso, mas colocou todas as cartomantes, numerólogas, psicólogas e afins que já visitei, no chinelo. Segundo ela, foram os anjos que me levaram até ela. Porque vê Deus em forma de anjo.
Quem sabe? Não duvido de nada, nem estou em condições de.

Imagine acordar em uma sexta-feira e só ter três compromissos: yoga pela manhã, massagem à tarde, um sarau de rap à noite. Tudo mais ou menos perto de casa, sem pegar trem lotado, nem ouvir bronca de patrão. É errado e injusto estar mal.
Acontece que eu sequer acordei e ainda perdi dois dos compromissos. Passei a noite em claro, pensando nas tensões políticas e no meu papel diante de tudo isso. Toda crise externa gera uma crise interna. Ao menos, tem sido assim comigo.
Faz todo sentido a dor localizada que me fez quase xingar a santa que me amassava na maca. Poderia parodiar Drummond: “Tenho um lado esquerdo e todo o sentimento do mundo”.

Dentro daquela ilha de paz, música para meditação, pedras quentes e aroma no ar, pensei na minha coluna sendo a grade de ferro colocada em Brasília para separar esquerda e direita no domingo de impeachment. Um lado dói, é vermelho. O outro, buzina, calcula, mas não sente. Pensa, mas não sofre pelo que não pode fazer pelo outro.

Meu lado esquerdo quer salvar o mundo junto com outro lado esquerdo. Haja sessão de massagem para aplacar tanto idealismo.

Deixe um comentário

